Pular para o conteúdo
Educadores posam na rotunda do CCBB BH usando indumentárias e máscaras inspiradas em fábulas.

Conceito

Entendemos o CCBB Educativo como um convite. Convidar vem do latim, invitare, que pode ser traduzido como receber ou acolher. Quando convidamos alguém à nossa casa, queremos estar juntos para cultivar a arte do encontro: escutar o outro e falar sobre o que nos passa. Esse é o nosso desejo para o projeto: convidar diferentes perfis de público para experimentar, investigar, trocar e criar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O CCBB Educativo é o programa de mediação cultural que unifica as ações educativas do CCBB, em suas quatro capitais, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Tem como objetivo contribuir com a fruição artística, estética e cultural da programação em cartaz (exposições, cinema, ideias, música e artes cênicas) e do patrimônio do CCBB com perfil heterogêneo de públicos, através de atividades presenciais e digitais.

A proposta pedagógica valoriza não apenas o saber acadêmico, mas também o popular, os modos de vida e o “saber da experiência”. A acessibilidade, assim como a difusão da arte, ciência e cultura, para públicos especializados ou não, são preocupações estruturais do projeto. Esse olhar visa comunicar informação para o maior número de pessoas, como parte do nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura.

Visitas mediadas, ateliê de atividades, contação de histórias, mediação de livro, encontro com professores, cursos, palestras e seminários são parte da programação presencial do CCBB Educativo. Também possuímos uma programação digital: visitas e ateliê em vídeo, podcast, webinar, caderno educativo em formato PDF e game em app sobre educação financeira irão levar o CCBB até a casa das pessoas em todo o Brasil.

Em 2022, o CCBB Educativo é produzido pela Sapoti Projetos Culturais, produtora de conteúdo da área da educação não formal. As ações do CCBB Educativo são viabilizadas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei nº 8.313/1991. O projeto é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil e é uma realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.